O Brasil é considerado o país do Futebol.

O futebol profissional ou amador vem crescendo de forma constante, seja nas grandes capitais ou em pequenos municípios espalhados pelos 26 estados brasileiros.

A paixão pelo futebol já inicia-se desde criança, onde o sentimento que o pai tem pelo futebol acaba sendo transmitindo ao seu filho, onde pelo menos uma vez por semana a família participa de uma atividade envolvendo o esporte, seja pelo meio comunicativo ou até mesmo na prática do esporte nas escolas, em clubes ou praças esportivas.

O esporte futebol na sua essência é capaz de expressar diversas culturas que encontram-se na sociedade de forma geral, nesta linha de pensamento ele pode ser considerado como uma ferramenta na formação da identidade de cada indivíduo ou grupo de pessoas, dando a cada pessoa a direção para a sua formação cultural cotidiana. Através desta formação cultural é possível que as pessoas interagem entre si, assistindo jogos, debatendo em grupos ou até mesmo praticando o esporte.

Portanto, o futebol é capaz de envolver e mobilizar uma grande parcela da sociedade, é impossível negar a sua expressividade, pois ele está presente em vários ambientes, através do diálogo entre as pessoas, nas ruas, no trabalho, na escola e no ambiente de lazer. Além disso, a sua presença é muito constante e inspiradora através das mídias e redes sociais, enfim, o futebol simplesmente tornou-se parte do cotidiano do ser humano fazendo ele parte ou não do esporte.