O esporte nos dias atuais é visto por muitas pessoas como algo reservado para às classes mais elitizadas da sociedade, trazendo benefícios somente para as pessoas que já teriam acesso a tais ferramentas. Porém diversos projetos sociais aplicados em comunidades carentes do nosso país obtiveram muito sucesso e vem revelando grandes atletas com potencial para diversos esportes.

Tivemos a oportunidade de conhecer alguns desses diamantes que vem sendo lapidados por seus técnicos nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Em diversas modalidades que o Brasil participou, vários jovens de comunidades carentes foram os protagonistas das disputas com outros países de grande tradição no esporte.

Este estímulo esportivo que os jovens atletas brasileiros tiveram em 2016, com certeza colocará um trampolim para esta geração que nasceu com sede de Esporte, sede de conquista, sede de lutar e vencer os obstáculos que separam a vida pessoal da vida profissional de atleta.

Portanto, apoiar, instruir, estimular e orientar é papel da sociedade e do governo brasileiro para que estes jovens sigam nos exemplos que puderam conhecer. Que as oportunidades sejam realmente levadas a sério e não sejam apenas uma consequência do bom trabalho que estejam realizando, mas que venham para transformar e colocar um divisor de águas em mais uma etapa de vossas vidas.